PUBLICIDADE

Caxias

Parte de vagão de trem fica descarrilhado nas proximidades do Mercado Central


15/03/2023 15h01 - Fonte: Blog do Jorison Randielson

O fato ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), quando um vagão de trem descarrilhou durante percurso em via férrea, próximo ao Mercado Central, em Caxias (MA).

Segundo informações preliminares, o veículo transitava normalmente a via quando teria saído do eixo e descarrilhado. O incidente atraiu a atenção de curiosos (Veja o vídeo) que passavam pelo local no momento. Felizmente, não houve feridos.

HISTÓRIA:

Construído em fins do século XIX e início do XX, o Complexo Ferroviário de Caxias compõe um trecho da Rede Ferroviária São Luís-Teresina, em conjunto com outras estações, como a de Rosário, Cantanhede, Coroatá, Codó e Timon. As edificações em pauta são integrantes da antiga Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), que durante cerca de 50 anos operou as ferrovias existentes em todo o território brasileiro, responsável por transformações econômicas, históricas e sociais no Brasil.

“Caxias era um centro industrial importante. Havia quatro fábricas de tecido modernas, instaladas no final do século XIX, que exportavam tecidos. Havia plantações e indústria de classificação”, explica o assessor jurídico do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, Frederico Brandão, que também foi um dos usuários da estrada de ferro no trecho Caxias-São Luís. “Com a opção brasileira pelas rodovias, foi se acentuando a decadência do sistema ferroviário nacional. E isso coincidiu com a decadência econômica das fábricas de Caxias na década de 1950, o que aconteceu de modo geral na indústria têxtil do Maranhão.”