PUBLICIDADE

Caxias

Ministério da Saúde realiza inquérito da hanseníase em Caxias/MA


19/10/2023 16h21 - Fonte: Blog Franciane Araújo

O segundo dia da pesquisa ocorreu na unidade básica de saúde do bairro cangalheiro, em Caxias.  Cerca de 52 pacientes curados entre 2015 a 2019 foram convocados para o levantamento.  O inquérito da hanseníase é realizado pelo o Ministério da Saúde em todos os municípios.

Na região Leste, após Caxias, os profissionais seguirão para Codó e Coroatá. A pesquisa é realizada com o intuito de criar novas políticas públicas para tirar o Brasil do segundo lugar no ranking da doença, o país perde apenas para a índia, de acordo com a OMS.

De acordo com a Coordenação Municipal de Controle da Hanseníase, Caxias está entre as cidades do Estado com mais casos da doença. Atualmente, 75 pacientes estão em tratamento. Ações são realizadas durante o ano, afim de conscientizar a comunidade sobre o diagnostico precoce que contribui diretamente na cura da doença.

Seu Raimundo foi um dos pacientes curados que passou pela a avaliação do Ministério da Saúde. O idoso lida com as sequelas deixada pela doença, mas reconhece a importância do tratamento.

“Quando eu descobri, precisei parar e cuidar da minha saúde aqui em Caxias, eu pensei que fosse morrer, mas não, fui bem cuidado. Só que tem hora que eu tenho uns esquecimentos, umas cãibras nas pernas, mas eu sou agradecido, estou viva.”

O trabalho de campo permitirá a criação de um banco de dados nacional sobre as incapacidades físicas pós-cura da hanseníase.