PUBLICIDADE

Brasil

Ministério da Saúde anuncia novos remédios gratuitos no Farmácia Popular; veja lista


11/07/2024 10h25 - Fonte: Diário Centro do Mundo

A partir desta quarta-feira (10), medicamentos para tratamento de colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite serão oferecidos gratuitamente à população, segundo um anúncio do Ministério da Saúde. A medida deve beneficiar cerca de 3 milhões de pessoas e gerar uma economia anual de até R$ 400 para os brasileiros.

Com essa inclusão, o Ministério da Saúde passará a fornecer 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita. Atualmente, o programa Farmácia Popular oferece 41 itens, dos quais 39 são gratuitos, incluindo absorventes, anticoncepcionais e medicamentos para diabetes, hipertensão, asma e osteoporose. Para os medicamentos não gratuitos, a pasta cobre até 90% do valor de referência.

A inclusão dos novos remédios faz parte das comemorações dos 20 anos do programa Farmácia Popular, criado pelo primeiro governo Lula, em 2004, e relançado em junho do ano passado com uma cesta ampliada de itens gratuitos. Dados do Ministério da Saúde indicam que cerca de 70 milhões de pessoas foram atendidas pelo programa nas últimas duas décadas.

Quais são os novos medicamentos gratuitos?

Confira abaixo a lista dos novos remédios gratuitos disponíveis no Farmácia Popular:

Colesterol alto

* sinvastatina 10mg

* sinvastatina 20mg

* sinvastatina 40mg

Doença de Parkinson

* carbidopa 25mg + levodopa 250mg

* cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg

Glaucoma

* maleato de timolol 2,5mg

* maleato de timolol 5mg

Rinite

* budesonida 32mcg

* budesonida 50mcg

* dipropionato de beclometasona 50mcg/dose

Veja a lista completa com todos os medicamentos

Como conseguir a medicação?

O programa disponibiliza medicamentos gratuitos para diabetes, asma, hipertensão, anticoncepção, colesterol alto, rinite, doença de Parkinson e glaucoma. Além de subsidiar - o governo paga uma parte do preço do medicamento - os remédios para o tratamento de diabetes mellitus associada a doença cardiovascular e distribuir fraldas geriátricas.