PUBLICIDADE

Brasil

Apagão cibernético afeta voos no mundo todo e apps de bancos no Brasil; entenda


19/07/2024 10h06 - Fonte: Tech Tudo

Apagão cibernético afeta inúmeros aeroportos e serviços midiáticos ao redor do mundo; no Brasil, há relatos de erros em aplicativos bancários

Um erro que envolve a empresa de segurança CrowdStrike e a Microsoft provocou um "apagão cibernético" mundial nesta sexta-feira (19). No Brasil, apps do Bradesco e do Next estão fora do ar, mas serviços como canais de TV, servidores de aeroportos, hospitais, cirurgias e mais foram afetados ao redor do mundo. Embora os motivos ainda estejam sendo apurados com mais profundidade, o problema está relacionado a uma falha no sistema Windows da companhia de cibersegurança Crowdstrike. Qualquer possibilidade de ataque hacker está descartada, segundo o CEO da CrowdStrike, George Kurtz. Nas linhas a seguir, confira tudo que sabemos até agora sobre o "apagão cibernético" de hoje.

Apagão cibernético: o que aconteceu?

 

Um apagão cibernético aconteceu na madrugada de hoje (19) e afetou inúmeros serviços ao redor do mundo. A instabilidade iniciou-se em uma falha de atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike, afetando sistemas Windows do mundo inteiro e, consequentemente, servidores de aeroportos, canais midiáticos, serviços de emergência e mais. No Brasil, os aplicativos dos bancos Bradesco, Banco Next, Banco Pan e Neon encontram-se instáveis, segundo o Downdetector.

Em nota, o CEO da CrowdStrike disse que "A Crowdstrike está trabalhando ativamente com clientes afetados por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Windows." Além disso, ele descarta a possibilidade de um trabalho hacker. "O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada. Nossa equipe está totalmente mobilizada para garantir a segurança e estabilidade dos clientes Crowdstrike", comenta Kurtz.

Apagão cibernético: quais serviços foram afetados

O apagão cibernético teve consequências para diversos tipos de serviços em todo o mundo. Voos das principais companhias aéreas estadunidenses, como American Airlines, Delta e United, foram suspensos. Nos Estados Unidos, o problema também atingiu o serviço de emergência no Alasca.

 

Alguns dos principais aeroportos europeus também sofrem com o apagão, com voos entre Alemanha e Reino Unido operados pela Eurowings cancelados. Também no Reino Unido, grandes canais de TV, como Sky News, TF1 e Canal+, ficaram fora do ar. No mesmo local, houve ainda problemas nos serviços de trem e no serviço público de saúde. Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas. Na França, o sistema de TI utilizado pelo comitê olímpico passou por intermitências.

Na Austrália, as emissoras ABC e Sky News Australia enfrentam problemas, assim como alguns serviços bancários e lojas. Além disso, os principais aeroportos de Singapura e da Índia também tiveram suspensão de voos e realização de check-in manual. No Brasil, até o momento foram registrados problemas apenas em aplicativos de alguns bancos. Instituições como Bradesco, Next, Pan e Neon ficaram fora do ar para diversos clientes