PUBLICIDADE

Maranhão

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é declarado Patrimônio Natural da Humanidade


27/07/2024 10h00 - Fonte: Agência Brasil

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O anúncio ocorreu nesta sexta-feira (25) em Nova Déli, na Índia, quando o presidente do Comitê do Patrimônio Mundial da UNESCO, Vishal V Sharma, reconheceu que o parque atende todos os critérios do título.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. (Foto: Divulgação)

 

 

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) declarou o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (foto) como Patrimônio Natural da Humanidade. A decisão foi anunciada nesta sexta-feira (26) na 46ª sessão do Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, realizado até o fim do mês em Nova Délhi, na Índia. 

O parque, localizado a cerca de 250 quilômetros de  São Luís, capital do Maranhão, foi criado há mais de 40 anos. Ele é o maior campo de dunas da América do Sul, com 155 mil hectares.

Ou seja, maior que a cidade de São Paulo, sendo famoso pelas lagoas cristalinas que se formam entre as dunas brancas no período de chuvas. Atualmente, a gestão é feita pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Conquista

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, comemorou a notícia. Na rede social X (antigo Twitter), Brandão disse que a decisão da Unesco foi uma grande conquista para o estado. 

"Sem dúvida, este reconhecimento fortalecerá o turismo e a preservação deste tesouro natural maranhense. Agradeço aos membros do Comitê do Patrimônio pela aprovação", disse Brandão.

Entre os requisitos atendidos pelo parque para obter o título figuram a beleza natural, os geológicos significativos e os habitats para a conservação da biodiversidade, incluindo espécies ameaçadas. O dossiê de candidatura dos Lençóis Maranhenses foi encaminhado em 2018.

O Brasil já possui sete sítios declarados Patrimônio Natural Mundial: o Parque Nacional de Iguaçu, em Foz do Iguaçu; as reservas de Mata Atlântica, em São Paulo e Paraná; a Costa do Descobrimento, na Bahia e Espírito Santo; as áreas Protegidas da Amazônia Central e do Pantanal; a Chapada dos Veadeiros e o Parque Nacional das Emas, em Goiás; além do arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas. O título conferido ao Parque dos Lençóis Maranhenses é o oitavo da lista.

Unesco

A Diretora-Geral da UNESCO, Audrey Azoulay, parabenizou o Brasil pelo novo status do Parque Nacional, exaltando o compromisso do país com a proteção de seu patrimônio. 

"Graças a esta inscrição, essa impressionante paisagem de dunas e lagoas, modelada por condições climáticas e geológicas excepcionais, se beneficiará do mais alto nível de proteção internacional. Este é o 24º sítio brasileiro a ser inscrito na Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. Gostaria de parabenizar o compromisso do Brasil com a proteção de seu patrimônio cultural e natural".

Saiba como chegar e o que fazer em Barreirinhas, porta de entrada dos Lençóis Maranhenses

Barreirinhas é a principal cidade do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e a mais acessível. A viagem por via terrestre, partindo de São Luís, dura, em média, 4 horas e pode ser realizada por ônibus intermunicipais ou vans particulares, que oferecem transfer a partir dos hotéis e do Aeroporto de São Luís. O trajeto segue pela BR-135 e depois pela BR-402.

 

Barreirinhas fica a 257 km de São Luís. (Foto: Divulgação)

 

A cidade de Barreirinhas está localizada no litoral do estado do Maranhão. Junto com outras duas cidades, Santo Amaro e Primeira Cruz, abriga o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Hospedagem

Barreirinhas oferece uma boa infraestrutura com uma ampla variedade de hotéis, muitos restaurantes e diversas agências de turismo que organizam passeios para as lagoas e outras atrações.

A principal vantagem de se hospedar em Barreirinhas é a ampla infraestrutura turística. É fácil encontrar um bom hotel, e há sempre turistas para fazer os passeios. À noite, a cidade oferece bons restaurantes, uma orla animada e até opções de baladas. 

Passeios

Os passeios a partir de Barreirinhas estão entre os mais famosos dos Lençóis Maranhenses. A cidade oferece opções como o sobrevoo dos Lençóis Maranhenses, roteiros para a Lagoa Azul e Lagoa Bonita, passeios de lancha ou quadriciclo até Caburé (com paradas em Vassouras e Mandacaru), flutuação no Rio Formiga e visitas a Atins e Santo Amaro. 

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área de 155 mil hectares e é considerado o maior parque de dunas do Brasil. A área protegida é enorme, porém a região dos Lençóis Maranhenses é ainda maior que o Parque Nacional.

Fora do parque, o passeio de lancha pelo Rio Preguiças é uma das atividades mais populares entre os visitantes. Este passeio leva você ao longo do rio, passando por Vassouras, Mandacaru e a Praia do Caburé, que também pode ser acessada através de um passeio de quadriciclo.

Outra opção é descer o Rio Formiga praticando boia cross, deixando-se levar apenas pela correnteza.

Patrimônio Natural da Humanidade

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses recebeu nesta sexta-feira (26) o título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A decisão do comitê que analisou 27 candidaturas ocorreu durante a 46ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial em Nova Déli, na Índia.

A comitiva maranhense que foi até à Índia é formada por representantes do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Acompanham o governador do Estado, Carlos Brandão, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Pedro Chagas; a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo; a chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Cristiane Ramscheid; e o diretor do Departamento de Áreas Protegidas do Ministério do Meio Ambiente, Pedro de Castro da Cunha.

 

Rio Preguiças, em Barreirinhas. (Foto: Divulgação)

 

História de Barreirinhas

Embora a cidade tenha sido fundada em 1983, suas origens remontam ao século XVII.

A cidade de Barreirinhas foi oficialmente fundada em 14 de junho de 1871, conforme a Lei Provincial n° 951. Sua emancipação ocorreu em 29 de março de 1938, por meio da Lei n° 45, data que se tornou o aniversário oficial de Barreirinhas, comemorado anualmente.

O nome Barreirinhas deriva das barreiras próximas às dunas. A história da cidade está intimamente ligada à ocupação indígena original, à formação de fazendas pelos Jesuítas e ao surgimento de assentamentos. Embora o ponto de penetração inicial não seja conhecido com precisão, é provável que tenha sido pelo rio Preguiças, que oferecia uma rota navegável natural.