PUBLICIDADE

Brasil

Agosto Vermelho conscientiza sobre segurança com a rede elétrica


14/08/2024 17h43 - Fonte: Difusora News

A campanha tem como objetivo a mudança de hábitos por meio da informação

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) promove a 18ª Campanha Nacional de Segurança para a Prevenção de Acidentes com a Rede Elétrica.

A princípio, a campanha do Agosto Vermelho conta com a participação de 39 distribuidoras de energia associadas, entre elas a Equatorial Maranhão.

Com o slogan “Luz, prevenção, ação! Juntos pela nossa segurança com a rede elétrica”, a campanha reduzirá o número de acidentes com energia elétrica.

Segundo a Associação, os acidentes são evitados com precaução e respeito às normas de segurança.

Além disso, a proposta destaca a importância de educar as crianças sobre os perigos da eletricidade, integrando práticas seguras em casa.

Existem algumas atitudes comuns que apresentam riscos para todos, mas podem ser evitadas com uso de precauções.

Dentre essas situações, a ABRADEE alerta para os seguintes casos:

Ligação de diversos aparelhos em uma única tomada, gerando sobrecarga de energia; utilização de aparelhos elétricos com o corpo molhado; e outras situações semelhantes.

Para as pessoas que realizam reformas e construções em suas próprias casas, a ABRADEE alerta que devem manter distância dos fios elétricos.

Algumas das medidas de prevenção incluem a boa conservação da rede elétrica e o cuidado para que produtos inflamáveis fiquem distantes da rede.

Em relação aos cuidados fora de casa, a população deve evitar o contato com transformadores de postes, subestações e fios caídos na rua.

Dentre os cuidados, a Associação pontua que a população não deve retirar objetos presos a rede elétrica.

Além disso, não se deve soltar pipas próximo à rede elétrica, pois a linha com cerol pode conduzir eletricidade, representando perigo para quem está por perto.

Ademais, a prática de fabricação e venda do cerol configura crime, de acordo com a lei estadual.