PUBLICIDADE

Geral

Ponte Metálica entre Timon e Teresina Precisa de Intervenção Urgente, Aponta Vistoria


17/01/2025 17h18 - Fonte: Leste News

Relatório preliminar aponta riscos na estrutura da ponte devido à exposição de trilhos metálicos e corrosão; intervenção imediata é crucial.

A Ponte Metálica João Luiz Ferreira, vital ligação entre Timon (MA) e Teresina (PI), necessita de reparos urgentes, conforme apontou vistoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea). A estrutura, inaugurada em 1939 e por onde transitam diariamente mais de 16 mil veículos, apresenta graves problemas de conservação, gerando preocupação entre usuários e autoridades.

Ferro exposto e concreto deteriorado:

A inspeção do Crea revelou que a estrutura de ferro na base da ponte está exposta, e a elevação do rio Parnaíba tem ocultado problemas relacionados à deterioração das estruturas de concreto que sustentam as pilastras. Imagens recentes mostram danos visíveis nas estruturas de ferro dos trilhos que sustentam a base da ponte. Um relatório preliminar da comissão de engenheiros do Crea-PI, divulgado nesta terça-feira (14) pelo presidente do órgão, Hércules Medeiros, reforça a necessidade de intervenção imediata.

"O relatório já está bem encaminhado. Devemos finalizá-lo provavelmente até o fim desta semana ou no início da próxima, mas o indicativo é grave. Há necessidade de intervenção imediata, uma coisa urgente, por conta da demora em realizar uma intervenção dessa, especialmente durante o período chuvoso. Se começarmos agora, será um processo que levará meses. Por isso, é urgente dar início aos trabalhos de manutenção na ponte”, enfatizou Medeiros.

Corrosão Ameaça Estrutura:

O principal problema identificado pela equipe de engenheiros está na base de sustentação da ponte. As estacas que sustentam os pilares, localizadas dentro do rio, apresentam trilhos metálicos com a cobertura de concreto comprometida. “O ponto principal é a exposição das estacas que sustentam os pilares dentro do rio. Essas estacas são formadas por trilhos metálicos revestidos por concreto, mas essa proteção já está bastante comprometida. Muitos desses trilhos estão expostos. Essa área sofre ainda mais com a corrosão porque parte do ano fica submersa e outra parte não. Em médio prazo, isso pode, de fato, comprometer a estrutura”, explicou Hércules Medeiros.

A corrosão, agravada pela alternância entre períodos submersos e expostos ao ar, representa um risco significativo para a integridade da estrutura. Embora a ponte ainda esteja em uso, o presidente do Crea-PI alertou que essa situação pode mudar em breve. “No momento, ainda é possível utilizar a ponte, mas, em breve, essa garantia pode deixar de existir. Portanto, é realmente necessário iniciar a intervenção o quanto antes”, alertou Medeiros.

Medo e Insegurança:

Além do tráfego rodoviário, a ponte também abriga uma linha férrea da Companhia Ferroviária Nacional. Moradores e usuários expressam apreensão ao atravessar a ponte, especialmente quando o trem cargueiro passa. Flávio Dias, morador de Timon que utiliza a ponte diariamente, relata o medo ao ver caminhões pesados cruzando a estrutura e a preocupação com a passagem do trem cargueiro.

Ações em Andamento:

O Crea-PI tem atuado em outras frentes. Nesta terça-feira (14), Hércules Medeiros participou de uma reunião com o Departamento de Estradas de Rodagem do Piauí (DER-PI) e a Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para tratar de vistorias em outras pontes e estruturas do estado. A situação de barragens e barreiros no Piauí também está sendo analisada em conjunto com a Defesa Civil do estado.

A urgência na manutenção da Ponte Metálica se intensifica devido à proximidade do período chuvoso, que dificulta ainda mais a execução dos reparos. A expectativa é que as autoridades competentes tomem as medidas necessárias o mais breve possível para garantir a segurança e a trafegabilidade na região.