PUBLICIDADE

Caxias

Aluna nota 10 na redação do PAES 2023 dá dicas para alcançar nota máxima no vestibular


18/04/2023 09h21 - Fonte: Ascom/ UEMA

A maranhense Giovana Avelar, de 18 anos, conquistou a sonhada vaga no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias. 

Conquistando a sonhada vaga no Curso de Medicina da Universidade Estadual do Maranhão – Campus Caxias, a maranhense Giovana Avelar, de 18 anos, foi uma das candidatas do PAES 2023 que alcançou nota 10 na redação. Dedicada aos estudos, a jovem passou boa parte de sua vida estudando em uma escola da rede pública de ensino.

Sobre o tema “A literatura de ficção é fonte para o entendimento da realidade?”, Giovana escreveu uma dissertação avaliada como exemplar pela banca do exame. De acordo com a jovem, durante o processo de preparação para a prova, alinhava os estudos na sala de aula do cursinho com audiolivros enquanto voltava para casa de ônibus.

“Eu ouvia podcasts e audiolivros enquanto estava no ônibus, indo e voltando do cursinho. Desse jeito, eu conseguia desenvolver meu repertório enquanto fazia outras coisas! Acho que, muitas vezes, a gente até sabe escrever dentro da estrutura necessária pras redações, mas a falta de repertório nos prejudica”, revelou Giovana.

Incentivada pela família em cursar Medicina, Giovana sempre se interessou pela área da neurologia. No entanto, por se achar incapaz de passar no curso, a estudante decidiu ingressar em Psicologia, mas desistiu da graduação e iniciou intensos estudos apenas três meses antes da prova.

“Quando eu era criança, eu dizia que queria ser escritora, ilustradora e neurocirurgiã. Desse jeito eu poderia escrever meu próprio livro sobre neurologia e ilustrar ele sozinha. Depois de um tempo, comecei a achar que não era capaz de ser médica, porque seria muito difícil passar em medicina e completar o curso, mas eu sempre me interessei pelo cérebro humano, seja em termos anatômicos ou se tratando da mente humana. Então, decidi cursar Psicologia. Logo após, fui incentivada pela minha família e criei coragem pra largar o curso e me arriscar nos estudos para Medicina”, disse Giovana.

 

Fonte: Ascom/ UEMA