PUBLICIDADE

Caxias

Governo do Maranhão inaugura Casa da Mulher Maranhense em Caxias


08/05/2023 08h17 - Fonte: Secom / Governo do Maranhão

Equipamento irá funcionar no conjunto Hélio Queiroz

Visando reforçar a política de acolhimento e proteção à mulher em situação de vulnerabilidade, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Mulher (Semu), inaugurou, no sábado (6), uma nova unidade da Casa da Mulher Maranhense, no município de Caxias. O equipamento irá funcionar no conjunto Hélio Queiroz. 

A solenidade que marcou a entrega da instituição, contou com a presença do governador Carlos Brandão, da secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha, do secretário de Estado da Segurança Pública, Maurício Martins, e da diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena. 

A nova unidade, que nasceu de votação do orçamento participativo, conta, em sua estrutura, com recepção, sala de acolhimento, espaço da Delegacia da Mulher, salas de audiência, sala de atendimento especializado da Defensoria Pública, alojamento de passagem, área administrativa, cozinha, banheiros, entre outras dependências.

Entre os serviços que ofertados estão incluídos indicação para inserção no Aluguel Social Maria da Penha; atendimento psicossocial; palestras informativas; capacitações e oficinas diversas com foco no empoderamento das mulheres. 

O espaço conta ainda, com vários órgãos de proteção e justiça, a exemplo da Delegacia da Mulher, Defensoria Pública e a Vara Especializada em Violência contra a Mulher. 

Além disso, o município de Caxias foi contemplado com 2 viaturas para a Polícia Civil e mais 2 para a Polícia Militar, sendo 1 especificamente direcionada à Patrulha Maria da Penha.

O Maranhão é o único estado a oferecer esses serviços de atendimento e proteção à mulher em situação de violência, em mais de um município e com utilização de recursos próprios.

De acordo com Carlos Brandão, a meta do governo é entregar outras 17 Casas da Mulher Maranhense nas várias regiões do Maranhão. 

“Entregamos a Casa da Mulher Maranhense de Caxias - a segunda do Maranhão - e lá lançamos um desafio para, em parceria com os prefeitos, implantarmos 17 Casas da Mulher Maranhense nas nossas regionais. Esse é apenas um projeto embrionário, para que a gente possa avançar na proteção às mulheres”, pontuou o governador.  

“Estamos aqui, hoje, na cidade de Caxias, entregando este importante instrumento de proteção às nossas mulheres. A Casa da Mulher Maranhense de Caxias faz parte da Rede de Proteção Contra à Violência Doméstica e Familiar, que as nossas mulheres sofrem. Aqui, nesta Casa serão agrupados importantes órgãos como, a Defensoria Pública, Promotoria de Justiça, Tribunal de Justiça, Patrulha Maria da Penha, e a Delegacia da Mulher. Então, temos, hoje, aqui uma grande conquista para a cidade de Caxias”, declarou a secretária de Estado da Mulher, Abigail Cunha. 

“Estamos aqui em Caxias para inaugurar a Casa da Mulher Maranhense. Esse importante instrumento, que garante que às mulheres possam acessar os seus direitos. É aqui que às mulheres vão encontrar acolhimento necessário por todos os órgãos que realizam atendimento à mulher em situação de violência para que ela possa sair do seu relacionamento, para que ela possa seguir em frente a sua vida em paz, livre de qualquer forma de violência. E mais, recebemos também, viaturas para a Polícia Civil e para a Polícia Militar, garantindo assim, mais efetividade no trabalho das forças de segurança. É o Governo do Estado do Maranhão, a Secretaria de Estado da Mulher, realizando essa importante ação que visa fortalecer a nossa luta em prol de dignidade, liberdade e vida”, ressaltou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena. 

“Estamos muito felizes em estar recebendo mais esse equipamento, que faz parte da Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Agradecemos o nosso governador Carlos Brandão, juntamente com a Prefeitura Municipal de Caxias, que vem trabalhando cada vez mais para que a gente esse fortaleça esse combate à violência contra às mulheres”, afirmou a secretária municipal da Mulher de Caxias, Kiara Braga.