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Caxias

Estudantes do IFMA Caxias recebem certificados de menção honrosa da Obmep


09/06/2023 08h29 - Fonte: Ascom IFMA Caxias

Certificados foram obtidos pelo desempenho na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

 

Os estudantes Carlos Eduardo Lima Coutinho, Lucas Eduardo Lima da Silva e Vinicius Hugo Carvalho Rocha, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias, receberam o certificado de Menção Honrosa pelo desempenho na 17ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A Olimpíada, que tem como objetivo estimular o estudo da Matemática entre os alunos das escolas públicas do Brasil, se destaca como uma das competições mais relevantes na área. 

Anualmente, milhares de estudantes, dentre eles do IFMA, enfrentam desafios complexos e concorrem por medalhas e menções honrosas, demonstrando seu talento e dedicação à disciplina. Os certificados obtidos pelos alunos são referentes às provas realizadas em 2022. Nesse ano, Carlos Eduardo Coutinho e Lucas Eduardo Lima se dedicavam ao curso técnico em Informática integrado ao Ensino Médio. Atualmente, ambos se dedicam ao bacharelado em Ciência da Computação, também no Campus Caxias. “É gratificante receber mais uma Menção Honrosa da OBMEP”, comemorou Carlos Eduardo. Segundo o aluno, a prova, de fato, testa as suas capacidades com relação à matemática e ao raciocínio lógico. “A segunda fase não é algo tão simples, principalmente por ser totalmente discursiva”, avaliou. O aluno Vinícius Hugo Carvalho Rocha segue no Ensino Médio, no curso técnico em Administração.

Para o professor Fernando Costa, coordenador do curso licenciatura em Matemática e responsável pela aplicação da OBMEP, o bom desempenho dos estudantes é resultado de um incansável compromisso com a excelência acadêmica, além do apoio inestimável de seus professores e familiares. “Os certificados de menção honrosa são um reconhecimento concreto do talento matemático desses alunos, que refletem o comprometimento do IFMA Campus Caxias em fornecer um ensino de qualidade e estimular o desenvolvimento integral dos estudantes”, frisa.

O coordenador considera a trajetória acadêmica dos estudantes exemplo inspirador para toda a comunidade escolar, pois, em suas palavras, “demonstram a importância de seguir os interesses e paixões individuais na busca por uma carreira promissora.” E acrescenta. “Eles são um verdadeiro orgulho para nossa instituição, cujo compromisso com a formação de estudantes de excelência é notável”, destaca Fernando Costa.

Sobre a Obmep – Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2005, a OBMEP é realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC). A olimpíada tem como objetivos popularizar o ensino da Matemática entre estudantes do ensino fundamental e médio, identificar jovens talentosos e promover inclusão social por meio da difusão do conhecimento.