PUBLICIDADE

Geral

Confira a lista de feriados nacionais em 2024


26/12/2023 10h46 - Fonte: Imirante.com

Confira abaixo a lista de feriados nacionais em 2024 e os pontos facultativos nacionais, levando em conta os dias determinados pelo governo federal neste ano

A aprovação de mais um feriado nacional para o calendário não vai aumentar o número de feriadões prolongados previstos para 2024. O dia da Consciência Negra, que é comemorado no dia 20 de novembro, irá cair na quarta-feira no próximo ano.

Serão nove feriados nacionais, dos quais apenas três vão ser vizinhos de um fim de semana, isto é, caem em segunda ou sexta-feira.

Novembro segue liderando o mês com mais feriados, sendo dois com possibilidade de emendas: Finados (sábado, 2), Proclamação da República (sexta, 15) e Consciência Negra (quarta, 20).

Quatro feriados vão cair no final de semana: Tiradentes será em um domingo; Independência do Brasil, Nossa Senhora Aparecida e Finados cairão aos sábados.

Os trabalhadores terão somente quatro "feriadões", que têm possibilidade de emenda: três delas no primeiro semestre do ano e a quarta chegará apenas em novembro, na Proclamação da República.

Confira abaixo a lista de feriados nacionais em 2024 e os pontos facultativos nacionais, levando em conta os dias determinados pelo governo federal neste ano.

Datas dos feriados previstos para 2024:

Fonte: Feriados Declarados em Lei Federal

Pontos facultativos nacionais em 2024>

Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o País

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta quinta-feira (21), o Projeto de Lei nº 3268/2021, que declara o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra feriado em todo o país. O texto do PL será publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira (22).

Celebrada em 20 de novembro, a efeméride remete ao marco da morte do líder do Quilombo dos Palmares, um dos maiores do período Brasil Colônia. A data já era considerada feriado em seis estados brasileiros e cerca de 1,2 mil cidades.

Com a sanção presidencial, esse marco passa a integrar o calendário nacional, consolidando mais um importante aceno público em prol da valorização da história e das raízes culturais da população brasileira.